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Em tempos de crise é preciso estar sempre se reinventando, principalmente quando o assunto é negócios gastronômicos. Não é incomum ver pessoas sem muito planejamento abrindo restaurantes e lanchonetes com pensamentos como: “todo mundo precisa comer, meu negócio vai dar certo por isso”. Esse é um erro grave e que pode te custar muito dinheiro. Para te ajudar com isso, separamos 10 dicas que vão te ajudar a transformar seu sonho em um negócio de sucesso:
A primeira pessoa que deve acreditar no seu negócio, é você mesmo. Não abrir seu restaurante de uma forma só porque ela se tornou tendência de mercado. Siga sua intuição. Se você não acreditar em você, quem vai?
Se você quer abrir um negócio que não exija sua presença o tempo todo, o ramo gastronômico não é para você. Você, como dono, precisa estar cuidando de absolutamente tudo, desde a qualidade dos alimentos até a aparência do último prato servido. Para que seu restaurante prospere, tenha disciplina e responsabilidade.
Procure em sua cidade ou região, projetos que incentivem a gastronomia. Você pode participar de eventos, ações, encontros gastronômicos ou qualquer coisa que tenha relação com o que você oferece. Isso fará com que seu estabelecimento ganhe visibilidade e automaticamente, mais cliente.
Se você tem o plano de vender franquias, crie um plano de negócio enxuto. Cardápios muito elaborados e que exigem muito conhecimento de quem vai reproduzi-lo, dificultam o crescimento e a venda. Lembre-se sempre: O menos é mais.
Desperdício é sinônimo de jogar dinheiro fora. Procure receitas alternativas que permitam o uso de todos os componentes do alimento e que ainda sejam saborosas. Além de montar um cardápio variado, seu restaurante se tornará exemplo de sustentabilidade e consciência.
Hoje em dia, com o crescimento dos aplicativos de delivery, menos pessoas estão comendo fora de casa. Para atrair clientes para dentro do seu estabelecimento, aposte na experiência, afinal, comer vai além de pratos bonitos e gostosos. Comer é uma experiência que começa no momento em que seu cliente pisa dentro do restaurante até sua hora de ir embora. Ou seja, o ambiente, barulho, cheiros, atendimento, espaço, contam muito na hora do consumidor optar por voltar.
Com o passar dos anos, muitas pessoas desenvolveram alergias e intolerâncias a algumas comidas ou elementos. Para que elas possam frequentar seu estabelecimento, crie opções no cardápio que atendam esse grupo também, permitindo que eles se tornem clientes e ainda indiquem seu negócio.
Quando se está abrindo um negócio, é preciso atrair e fidelizar clientes. Uma fachada bonita, publicações e anúncios nas redes sociais e indicação ‘boca a boca’ são algumas formas eficiente na hora de conquistar um novo cliente. Para fidelizar esse cliente, você precisa oferecer diferenciais como: bom atendimento, ambiente agradável, espaços diferenciados e principalmente, cortesias. Cortesias dão a sensação de importância para seu cliente. Ele se sente especial por ter ganho um ‘presente’ diretamente do dono do estabelecimento, por isso é tão importante ter contato direto com seus clientes.
Agora, se seu negócio é de família, com alguns anos no mundo gastronômico, tome cuidado com as mudanças. Com o passar dos anos, as pessoas pedem uma reformulação, modernização de processos e uma adaptação aos novos valores e ideologias do mundo, mas cuidado para não perder a tradição da sua comida e do seu ambiente. Tenha sempre uma boa estratégia para que os impactos negativos das mudanças sejam os menores possíveis.
Invista em redes sociais. Hoje quem não está na internet, praticamente não existe. As pessoas procuram por telefones, informações, site com fotos do local e valores, por isso é importante estar com tudo atualizado. Mostre os bastidores do seu restaurante, apresente seus colaboradores, humanize ainda mais a relação da sua marca com os clientes. Estreitar relações ajuda muito na sua fidelização.
Não existe fórmula secreta para se fazer sucesso no mundo dos negócios, mas você pode ajudar, melhorando o desempenho de sua empresa para que ela alcance mais pessoas e se torne referência no mundo da gastronomia. É importante cuidar da qualidade de tudo que é utilizado dentro do seu estabelecimento, desde equipamentos até ingredientes, pois isso muda o olhar do cliente.
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