Saiba como definir o público alvo do seu restaurante

Muitos acreditam que para ter sucesso em seu negócio, tudo que é preciso saber é como entregar um produto de qualidade, mas não é bem assim. Muito mais importante do que definir sua identidade, entregar um produto bom ou um atendimento exemplar, é saber quem é seu público alvo. 

O público alvo do seu negócio vai te ajudar a definir como abordar e entregar o que você está produzindo. É sempre importante lembrar que cada pessoa possui um perfil diferente e que suas características variam, então o público alvo vai te ajudar a definir o perfil ideal de cliente para o seu negócio, para que você consiga acertar na hora de realizar um atendimento de qualidade. 

Definitivamente o maior erro cometido por muitos restaurantes é tentar atrair TODOS os tipos de pessoas para dentro do estabelecimento. É impossível agradar todo mundo e essa atitude é um tiro no pé. Uma coisa que vale lembrar é, ter um público alvo definido NÃO inibe outros tipos de pessoas a frequentarem seu restaurante. Ou seja, quando você define um perfil para atender no local, você não está fechando as portas para outros, você apenas está definido um norte para saber como é o atendimento e a experiência ideal para o cliente ideal que você deseja receber com mais frequência. 

Veja como definir seu público-alvo: 

LOCALIZAÇÃO:

O endereço em que seu restaurante está localizado é determinante para definir um tipo de público. Por exemplo, se você está localizado em um local cheio de empresas e fábricas, seu público são os adultos, trabalhadores e empregados. Se você está próximo de escolas ou casas de shows, seu público provavelmente será os jovens até uns 27 anos.  Faça uma pesquisa da sua região, para entender o que existe próximo ao seu estabelecimento. 

CARDÁPIO E PREÇOS:

A definição de cardápio e preço precisa ser feita APÓS a definição do seu público. Entendendo as pessoas que estão localizadas em maioria na sua região, você consegue entender como é o poder financeiro delas, para saber até quanto elas estão dispostas a pagar pelo seu serviço. 

OBJETIVO DO SEU NEGÓCIO:

Outro fator importante é ter bem claro qual é o objetivo do seu negócio. O que você deseja transmitir com ele? Você irá oferecer apenas comidas naturais? Comida caseira? Frutos do mar? Isso é importantíssimo para conseguir ter uma ideia do perfil do seu público. Quem consome frutos do mar com mais frequência, tem um poder aquisitivo um pouco maior, assim como comidas naturais e orgânicas. Lembrando, isso não é regra. Esses dados são apenas um parâmetro para entendimento claro de como é feita a definição de público alvo. 

Se você está procurando ter informações mais claras, uma opção é realizar uma pesquisa com as pessoas que frequentam seu estabelecimento. Deixe disponível uma pesquisa impressa nas mesas, ou então um link para que as pessoas respondam perguntas sobre o perfil delas mesmas de forma online. Com os dados, você conseguirá analisar quem é a maioria que frequenta seu estabelecimento e saber se o perfil de atendimento e experiência é compatível com o dos seus clientes. 

Caso você ainda não tenha aberto seu restaurante, aplique uma pesquisa nas casas da região ou nas empresas, perguntando o que as pessoas desejam que tenha ali próximo, qual o tipo de comida que elas preferem e até perguntas sobre o poder aquisitivo são muito bem vindas, como “quantas televisões você possui em sua casa?” 

Com essas dicas, você conseguirá pensar de forma mais clara no seu público e adaptar os processos para melhor atender quem realmente importa: SEUS CLIENTES.  

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